quinta-feira, 29 de maio de 2008

Jornal do futuro tem futuro?

Há alguns anos várias edições palatáveis de jornais diários caem na web, mostrando páginas que saíram em papel, inclusive com anúncios. Ficar dando zoom para ler um jornal inteiro por dia na web é uma chatice, mas quebra um galhão para uma consulta rápida ou quando se está à distância.
O Mercury News, Califórnia inova pela rapidez do HTML na apresentação das páginas, na variedade de opções – modo gráfico ou texto puro – colocadas lado a lado das páginas que reproduzem o design do papel. Dá, inclusive para ler tudo da maneira convencional, com os zooms de sempre.

Também dá para ver uma página só, duas, uma sequência de thumbnails, seguir por índice ou busca avançada – inclusive folhear a edição, como já se faz. A tecnologia, da Tecnavia, é sólida.

A pergunta é: será que as pessoas vão querer ler jornais assim no futuro? Ou vão preferir ler e comentar notícias na web em outros formatos, sem qualquer referência a papel ou a edições diárias de qualquer título?

Acho que a tendência é o ciclo de notícias 24 horas por dia. Então, muito melhor um jornal Web atualizado minuto a minuto, do que esperar uma notícia sair no papel.

Para dar uma olhadinha na demo da nova edição do Mercury News, acesse: http://sanjosemercurynews.ca.newsmemory.com/demo.php

Fonte: Info OnLine

4 comentários:

Anônimo disse...

É uma ideia realmente mto legal, porem mtas pessoas ainda preferem o jornal convencional, mas o fato de se ter a noticia a qualquer momento é mto melhor e mto mais pratico do q ter que esperar no outro dia. Eu so adepta a web, prefiro mto mais ver o jornal da cidade no site do que em papel!

Anônimo disse...

Facilita e é bastante interessante ter à disposição em tempo real as noticias na web, mas acredito que o jornal convencional não perderá muito do seu espaço, até mesmo pela tradição e por poder levá-lo para onde quiser folheá-lo a vontade. Gosto dos dois formatos.

Anônimo disse...

O jornal convencional assim como todas as midias existentes estão caminhando para a extinção. Observe se uma criança hoje de 12, 13 anos le jornal ou assiste televisão. Se faz , o tempo é minimo, totalmente diferente das gerações passadas. Estamos num processo de evolução só que é dificil para a maioria das pessoas perceber isso. Observe como a internet e a tecnologia é encarada por nossos avós por exemplo. Logo seremos os avós de amanhã e nos sentiremos saudosistas quando lembrarmos que pegamos um pedaço de papel para ler noticias ou ficamos estáticos parados sem interação de frente para uma tela acompanhando as novidades.

Unknown disse...

É uma idéia interessante, é uma iniciativa mto moderna vamos dizer assim.. porém ainda não é o melhor meio. É normal as informações hj em dia serem cada vez mais digitais, e ai é q esta nem td mundo hj tem acesso a internet e no Brasil esse número ainda é pqno de acesso a rede. As informações são cada dia mais importantes em diversos aspectos e a idéia é crescer a cada dia, em um mundo q não para ainda sim a procura por informações futeis, principalmente aqui no Brasil onde a rede é super usada para a busca de fofocas e td mais. eu acredito q seja uma evolução no mundo das informações e por outro lado a netureza agradece.