quinta-feira, 29 de maio de 2008

Software como serviço: Uma tendência!

A indústria de TI está em transformação. Cada vez mais, diferentes segmentos dessa indústria estão abandonando o conceito de produto e abraçando um modelo baseado em serviços.

Esse fenômeno fica mais evidente em mercados mais maduros como o de ERP e CRM, onde a curva de adoção já deixou para trás os innovators e early adopters. Na medida em que todas as tecnologias se apresentam como suficientemente boas, o diferencial não está mais na melhor tecnologia ou em mais funcionalidade, mas sim na conveniência, eficiência, estabilitade e preço baixo (leiam o artigo da TEC: Easy ERP: A challenge to Conventional Thinking).

Neste novo cenário, a própria Microsoft, ícone do modelo de amarração tecnologica, está abraçando o conceito de Web Services através do suporte a SOAP e do seu recente Windows Live.

Tirando o próprio Google, clássico exemplo de software oferecido como serviço, um dos ícones mais impressionantes desse novo cenário de software como serviço é a empresa Salesforce.com.

Salesforce.com cresceu sua receita em 80% nos primeiros nove meses de 2005 e já conta com mais de 350.000 usuários para o seu sistema hospedado de CRM.

O fenômeno da oferta de pacotes de software de forma on-line sob demanda vem sendo chamado de live software, software as a service (SaaS), on-demand movement ou web 2.0, e vem sendo acompanhado pela integração através de web-services dos componentes de software, modelo este chamado de service oriented architecture (SOA).

Técnicas como AJAX, também estão ajudando a tornar o web-browser uma ferramenta mais interativa reduzindo o gap de experiência de uso existente entre aplicações instaladas e aquelas utilizadas via web.

Acredito que essa tendência deve se manifestar em vários segmentos da Industria da TI na medida em que os produtos vão ficando mais maduros e a funcionalidade vai se tornando commodity.

Alguns artigos:

CIO.com: Microsoft's New Live Software
CIO.com: Web 2.0 and the Enterprise
O´Reilly: What Is Web 2.0
TEC: Easy ERP: A Challenge to Conventional Thinking
CIO.com: The Year in Software: Oracle Rules

fonte: http://www.voipendeavor.com/

0 comentários: