quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cloud Computing (Computação de Nuvens)

O nome parece um pouco estranho, mas essa tal "computação de nuvens" segue como uma tendência fortíssima para o futuro.


Resumidamente, cloud computing é um termo utilizado para descrever um ambiente de computação baseado em uma rede massiva de servidores, sejam virtuais ou físicos.

Cloud computing pode ser visto como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização.

Uma arquitetura em cloud é muito mais que apenas um conjunto de computadores. Ela deve dispor de uma infra-estrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.

O conceito de cloud computing já é comum em algumas das empresas mais famosas da internet como o Google e o Yahoo, que mantém parques computacionais com centenas de milhares de máquinas. Para se ter uma idéia do que são estas nuvens de servidores, estima-se que as cinco maiores empresas de busca na Internet tenham ao todo um parque computacional de cerca de 2 milhões de servidores!

E o que se ganha com esta arquitetura? O primeiro benefício é uma melhor utilização dos recursos computacionais, potencializando os conceitos de consolidação e virtualização. Além disso, reduz sensivelmente o time-to-market para aplicações e-business e Web 2.0, que demandam conceitos do modelo computacional on-demand (alocar recursos à medida que for necessário, de forma dinâmica).

É... A idéia é muito boa, e já funciona com alguns gigantes da Internet. Vamos ver então se a moda pega...

Fonte: http://www.softwarelivre.org/

0 comentários: