Site usa 'cápsula do tempo digital' para enviar mensagens ao espaço
Rede social Bebo se juntou a especialista russo para realizar o projeto.
Votação vai escolher 500 fotos e textos enviados a planeta semelhante à Terra.
A rede social Bebo se juntou com Alexander Zaitsev, da Academia Russa de Ciência, para enviar 500 mensagens postadas no site de relacionamentos ao espaço. Segundo a versão on-line do jornal britânico “Guardian”, Zaitsev é um dos principais cientistas do mundo na área de radiocomunicação interestelar.
O cientista vai usar um radiotelescópio ucraniano, adotado na identificação e rastreamento de asteróides, para enviar as mensagens a um planeta com massa e tamanho semelhantes ao da Terra orbitando a estrela Gliese 581. Acredita-se que esse planeta, na mira da chamada cápsula do tempo digital, tenha condições para abrigar vida.O projeto Message From Earth (mensagem da Terra, em português) terá início no dia 4 de agosto, quando os usuários do site de relacionamentos poderão sugerir textos e imagens com “uma nova perspectiva da Terra”. Esse conteúdo deve criar um alerta sobre os problemas ambientais atualmente enfrentados.
Os internautas poderão votar em suas mensagens favoritas no site de projeto até 30 de setembro, e as 500 vencedoras serão enviadas ao espaço no dia 9 de outubro.
“Acredito que a maioria das mensagens será bastante inocente, mas também espero que a gente receba material com um olhar criativo e fresco sobre o tema proposto”, afirmou Zaitsev, para quem a existência de vida em outros planetas se mantém um mistério.
O “Guardian” afirma que a produtora RDF Digital vai cobrir os gastos de cerca de US$ 40 mil (R$ 63 mil), pagos à Agência Espacial da Ucrânia, por quatro horas e meia de transmissão. Segundo a produtora, esse é o primeiro projeto democrático para o envio de mensagens ao espaço.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Cápsula do tempo digital
Postado por Luiza Fernandes às quinta-feira, julho 31, 2008
Marcadores: inovação, tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário