segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Saiba mais sobre o Android



Olá pessoal,

Todos que tem acompanhado as últimas notícias recentemente, devem ter lido algo sobre o novo lançamento da Google, o Android, que inclusive aqui no Sofá no Teto temos anunciado e postado notícias a respeito, certo?

Porém, tenho percebido que há muitas pessoas com quem converso que ainda não se ligou no que realmente o Android é ou o que faz, então decidi postar algo que possa esclarecer um pouco dessas dúvidas, então vamos lá...

O Android é um novo sistema operacional que a Google desenvolveu para ser usado em SmartPhones, os telefones celulares que acumulam múltiplas funções, como acesso à internet, leitura de emails, troca de informações, edição de documentos, e mais umas dezenas de funcionalidades. A exemplo desses SmartPhones, temos os mais clássicos como o PALM Tréo, os Blackberry, e os novos aparelhos da SAMSUNG, LG, NOKIA, etc.

Bem, para que esses SmartPhones tenham toda essa funcionalidade e executem tantas tarefas, eles precisam de um Sistema Operacional, ou seja, um software com uma biblioteca de recursos que permite o aparelho executar esse monte de tarefas ai que citei acima.

Os Sistemas Operacionais mais comuns encontrados nesses aparelhos era basicamente 3: O Symbian, o Windows Mobile e o PALM OS.

O Symbian, talvez o mais bem sucedido até então por ser usado em um grande volume de aparelhos vinha ganhando terreno e concorrendo pesado com os outros 2.

O Windows Mobile é muito usado pelas pessoas que curtem o mesmo Sistema Operacional para Pcs da Microsoft, talvez pela similaridade ou pelas "facilidades" que ele possue. Apesar de ser bem mais pesado e exigir mais recursos do aparelho, como processador e memória, tem se difundido pois tem integração com a maioria dos programas da Microsoft, como o Outlook, Word, Excel, etc.

E por fim o PALM OS, segundo alguns especialitas de mercado, que está fadado ao fracasso e tende a desaparecer em breve, pois está cada vez mais desatualizado e há uma incapacidade da PALM em manter o desenvolvimento deste software, e que por fim acaba sendo massacrado pelos concorrentes.

Bem, além desses 3, existem outros sistemas menores, mais fracos e que ampliam ainda mais a incapacidade de integrações e padronizações de mercado e de certa forma acaba limitando a evolução dos aparelhos SmartPhones.

O que fez a Google então? De olho nesse mercado e com uma meta maior, "A de conquistar o mundo da informação", lançou o seu próprio sistema operacional para SmartPhones e declarou de vez guerra aos concorrentes com seus insuperáveis recursos e integração total com seus softwares para WEB como o próprio buscador, o Google maps, Google Docs, Youtube, etc.

E tem mais, ele é "open-source", ou seja, é de fonte-aberta e livre, gratuito e por isso pode se tornar uma plataforma de desenvolvimento adotada pela grande maioria de programadores no mundo e ai poderemos esperar muita, mas muita coisa bacana mesmo para celulares do modelo SmartPhones.

O Android tem tudo para se tornar um grande sucesso, diga-se de passagem como quase tudo criado pela Google né, pois agrada os fabricantes de aparelhos, pois como é gratuito, não onera em custos para os fabricantes, agrada os desenvolvedores pois ele tem um SDK (kit de desenvolvimento) grátis, completo e logo logo com uma centena de seguidores no mundo trocando informações, agrada também os fabricantes de Chips, como a INTEL, pois acaba permitindo a inserção de novos recursos e assim aumenta a busca por processadores mais rápidos e mais completos e agrada por fim aos clientes finais, ou seja, os usuários dos telefones Smarts, pois com toda essa evolução não vão faltar recursos e melhor, com preços cada vez mais baixos.

E olha só que bacana, a Google lançou um desafio e vai premiar com US$ 10 milhões os desenvolvedores que criarem as ferramentas mais originais para a plataforma. Além disso, tem investido pesadamente na plataforma e ai nos perguntamos, mas se estão gastando essa montanha de dinheiro, porque oferecer gratuitamente, onde vão ganhar dinheiro com isso?

É simples, a Google não tem apenas serviços gratuitos, ela tem também serviços pagos, que podem também serem acessados por meio do seu SO Android, sem contar que ela estará presente em centenas de milhares de celulares no mundo inteiro, mapeando consumidores, negócios, e o seu grande alvo, o de publicidade on-line, como sempre foi.

Bem, espero ter contribuído um pouco com meus colegas que me questionam sobre o assunto e epsero que possam comentar e deixar sugestões ou até mesmo complmentar as informações do POST, ok?

-> Para baixar o SDK do Android, clique aqui.
-> Para conhecer o site com o Desafio Google, clique aqui.
-> Para assistir outros vídeos sobre o Android, clique aqui.

Até a próxima, nos vemos em breve em um novo POST.

0 comentários: