quarta-feira, 28 de maio de 2008

Laser de plástico?


Isso mesmo , um grupo de físicos do Imperial College London, na Inglaterra, modificou um plástico condutor e emissor de luz, desenvolvido pela empresa japonesa Sumitomo Chemical Company, tornando-o capaz de conduzir eletricidade com uma eficiência 200 vezes maior do que o material original.

Os lasers utilizados em aparelhos como leitores de DVD e CD são diodos construídos com materiais semicondutores.Uma das limitações dos diodos laser atuais é que eles operam em faixas limitadas do espectro eletromagnético, não cobrindo nem mesmo todo o espectro visível.
Isso tem limitado o desenvolvimento de novas tecnologias de telas e monitores, assim como de aplicações científicas, como a espectroscopia. As próprias fibras ópticas e guias de onda utilizados em telecomunicações suportam uma faixa de comprimentos de onda muito maior do que a disponibilizada pelos diodos laser.


FONTE:http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php

1 comentários:

Eliézer Pimentel disse...

Interessante a evolução das coisas, não é!? Quem diria que há alguns anos atrás alguém poderia afirmar que plástico poderia ser usado como algum tipo de condutor de eletricidade e ainda mais, 200 vezes mais potente que os originais?

Essa nova tecnologia certamente irá permitir a evolução de muitas outras coisas e a reduzir em muito os custos de produção de várias outras.