As Redes WiMAX, funcionam mais ou menos como as redes WiFI que temos hoje, ou seja, conseguimos ter redes e conexão sem fio.
Mas a WiMAX, consegue distribuir esse sinal em uma distância muito maior que o WiFI convencional... Enquanto o WiFI tem que ter pontos de acessotem maiores distâncias de transmissão de dados, e pode chegar a 50 km de distância!! Com estudos científicos para se chegar a 10Gps.
O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (no ponto de vista de ser transmissão e recepção de ondas de rádio), usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc. O WiMAX opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.
Para maiores informações sobre a tecnologia, visite o Wikipedia no endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/WiMAX
Sobre a implantação desta tecnologia no Brasil, ainda está precária, e a primeira cidade a recebê-la seria Curitiba, em abril de 2008.... mas pesquisando em fóruns, até o dia 25 de maio, ainda não estava funcionando.
Tomara que o Brasil consiga fazer vingar para que possamos ter internet em qualquer lugar!!
1 comentários:
Imaginemos a quantidade de novas oportunidades de negócios, softwares e o número de novas necessidades que irão surgir com a implantação do Wi-Max. Câmeras de fiscalização de trânsito, por exemplo, dessas que fotografam os carros em alta-velocidade, podem flagrar o seu veículo além do permitido, fotogra-lo, enviar a imagem e os dados da ocorrência em tempo real para o serviço de trânsito e em seguida você poderá ser avisado em seu celular ou PC conectado.
Taí um bom exercício de criatividade para se começar a pensar. Como e o que fazer com a nova tecnologia Wi-Max que poderá trazer grandes resultados?
Postar um comentário