Não, esse post não tem nada a ver com poderes ocultos da mente e sim com ciência e tecnologia.
"Com isso, torna-se realidade o sonho de conectar de maneira sensível o cérebro à uma máquina", explicou hoje o professor Meinhard Schilling, do Instituto Técnico de Medições Elétricas e Princípios da Eletrotécnica da Universidade de Braunschweig, no norte da Alemanha, sobre o desenvolvimento de um capacete que permite dirigir automóveis e que podem controlar cadeiras de rodas e próteses com sinais cerebrais sem o contato elétrico direto .
Essa tecnologia é baseada no encefalograma que é utilizado na medicina e que mede as atividades cerebrais seguindo as oscilações da tensão na superfície craniana. A diferença de outros modelos é que ele funciona sem contato direto elétrico entre a cabeça e o aparelho, já que os sinais cerebrais são registrados pelo capacete sem a necessidade de colocar na pessoa um capuz elástico com eletrodos e aplicar algum tipo de gel, como é feito nos encefalogramas.
Segundo Schilling, o capacete é colocado sobre a cabeça e entra em funcionamento em questão de segundos. O cientista disse ainda que quem o utilizar só precisará se concentrar em um modelo exemplar que poderá ver em uma tela no visor do aparelho.
Não tanto pelo fato de dirigir um carro sem o uso das mãos, mas sim pela contribuição que pode gerar à pessoas com algum tipo de deficiência física, que no futuro poderão utilizar próteses com essa tecnologia melhorando substancialmente sua qualidade de vida.
Fonte: G1
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Poder da mente!
Postado por Anônimo às quinta-feira, junho 19, 2008
Marcadores: futuro, idéias, tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
mto interessante...
so a foto que não, rsrs
Postar um comentário