quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Está provado: o que é menor não é melhor

Veja o video abaixo e compare.


Para David Pogue, do New York Times, nem sempre o menor é melhor.
Veja resultado do teste entre Sanyo Xacti 1000, Sony TG1 e Panasonic SD9.
Desde o lançamento do primeiro modelo de câmera de vídeo, as principais empresas de tecnologia trabalham para desenvolver modelos cada vez menores. David Pogue, especialista em tecnologia do New York Times testou os menores modelos de filmadora já disponíveis.

Foram escolhidas Sanyo Xacti HD1000 (4MP MPEG4 HD 1080i com 10x Zoom ótico), Sony HGR-TG1 (4MP HD com 10x zoom ótico) e Panasonic HDC-SD9 (AVCHD 3CCD Flash Memory HD com 10x zoom ótico)
A primeira comparação foi sobre o tamanho físico das máquinas. Neste quesito a vencedora foi a Sony. Os outros testes foram mais técnicos, com destaque para o estabilizador. Em filmagens de alta definição, o estabilizador é muito importante para evitar que a imagem fique tremida, principalmente com o zoom. A Panasonic tem o melhor estabilizador, seguida pela Sony e pela Sanyo.
Quando a análise foi sobre o enquadramento, o repórter do New York Times posicionou cada uma das câmeras no tripé e se afastou até aparecer por completo na tela, com seus 1,82m de altura. Para a Sony, foi preciso uma distância de 4,20m, a Panasonic 4,50m e a Sanyo 4,80m.
Estes modelos de câmera têm sensores de luz pequenos dentro delas, o que significa muito verde na imagem, quando há pouca luz. Como a Panasonic possui três sensores de luz, ela foi a que apresentou melhor desempenho na avaliação de qualidade de imagem, em ambientes de muita luz. Já a Sony tem imagem boa, mas suave. Enquanto a Sanyo fica na média.
Para Pogue, os pontos negativos das câmeras pequenas são ausência de entrada para fones, microfone e visor ótico. O alerta do especialista em tecnologia é de que nem sempre o menor é o melhor.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia

0 comentários: