Desde março, policiais do 26º Batalhão da Brigada Militar de Cachoeirinha instalaram um programa de bate-papo online e ficam em contato com 30 pequenos e médios comerciantes do município.
Eles avisam os policiais quando há tentativa de assalto nas lojas ou mesmo quando presenciam roubos a pedestres. O capitão Eduardo Ramos, de 36 anos, explicou ao G1 que, de março a setembro, o índice de roubo ao comércio diminui 51% em comparação ao mesmo período de 2007: “Resolvemos usar a tecnologia em prol da segurança pública. Conversamos com alguns seguimentos da sociedade e, então, surgiu a idéia de permitir a comunicação direta dos comerciantes que possuem internet e computadores em seus estabelecimentos com a Brigada Militar”, disse Ramos.
Segundo Ramos, a iniciativa é produtiva porque apenas comerciantes cadastrados no Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeirinha (Sindilojas) podem adicionar a Brigada Militar como um contato. Como a participação é restrita, não há risco de a polícia receber trotes pelas mensagens instantâneas. “Cerca de 70% das ligações para o 190 que nós recebemos são trotes. Já pelo computador, se a pessoa entra e pede ajuda, nós imediatamente mandamos uma equipe para o local”, afirmou.
Alguns comerciantes também instalam webcams. Em caso de assalto, os policiais observam o interior da loja via internet. “Podemos alertar a equipe que está se deslocando para o local sobre a movimentação dos criminosos, descrevemos as características dos suspeitos e avisamos os agentes caso alguém esteja escondido ou armado”, disse Ramos. De acordo com o capitão, a iniciativa deu tão certo que outras cidades do Rio Grande do Sul já estão implantando projetos similares.
Fonte: http://g1.globo.com/
0 comentários:
Postar um comentário